A maturidade de Betânia

"Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento" (João 12.2-3).

Betânia era uma aldeia, cerca de 3 kilômetro de Jerusalém, onde moravam Marta, sua irmã Maria e seu irmão Lázaro. Apesar de Jerusalém ser a cidade do Senhor, onde estava o templo que em tudo falava dEle, era em Betânia que Ele encontrava os seus amigos.

O nome Betânia quer dizer: Casa de figos. Em Jerusalém (figurada pela figueira - Mateus 21.19), Ele não encontrou fruto, mas em Betânia sim. Betânia nos mostra claramente também o crescimento da Igreja do Senhor. Na primeira vez que Jesus foi recebido em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro, Ele encontrou ali os seus amigos, mas ainda com várias necessidades e muito imaturos (Luc. 10.38-42).

Jesus os amava, por isto os ensinou. Primeiramente a Marta. Ela era muito servil, mas na sua imaturidade queira que Jesus e os outros que estavam com Ele, reconhecessem o seu trabalho. Necessitamos daqueles que servem na Igreja, mas a princípio somos muito infantis, e queremos atenção e reconhecimento do Senhor e de outros pelo nosso trabalho.

Em Lucas 10, Lázaro não é mencionado. Por quê? Na Igreja do Senhor, só é contado aquele que tem a vida da ressurreição. Em João 11, vemos como Jesus deixou que seu amigo morresse, para depois ser ressuscitado. Nós também temos que passar pela morte. Sem morte não há vida em Sua Igreja: "Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer" (I Cor. 15.36); "E ao anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto" (Apoc. 3.1).

A terceira personagem é Maria. Maria estava assentada aos pés de Jesus ouvindo a Sua Palavra. É verdade que a posição de Maria era melhor do que a de seus outros dois irmãos, mas o Senhor nos ensina algo muito importante aqui também. Ele nos ensina aqui também que não podemos estar na Igreja somente assentados aos seus pés ouvindo a Sua Palavra. É necessário também praticá-la. Muitos ouvem, ouvem, mas não as põem por obras: "E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos" (Tiago 1.22).

Em Lucas 10 temos a Igreja do Senhor imatura, mas em João 12 podemos vê-la amadurecida. Marta continuava servindo, mas agora fazendo de coração ao Senhor. Lázaro estava agora assentado com Ele à mesa, e Maria não somente ouvia a Sua Palavra, mas derramou sua vida aos pés de Jesus. Que o Senhor nos faça crescer na graça e no conhecimento dEle, para que Ele encontre em nós uma Betânia amadurecida.
o código que desejar