QUE FAREI ENTÃO DE JESUS, CHAMADO CRISTO?


"Algum tempo depois, Jesus andava pela Galiléia. Não tinha nenhum interesse em ir a Judéia, porque ali os judeus procuravam a oportunidade para o matar.

Faltava pouco tempo para a festa judia dos Tabernáculos, assim que os irmãos de Jesus lhe disseram: -- Deverias sair de aqui e ir a Judéia, para que teus discípulos vejam as obras que realizas, porque ninguém que queira se dar a conhecer atua em segredo. Já que fazes estas coisas, deixa que o mundo te conheça.

A verdade é que nem sequer seus irmãos criam nele.

Por isso Jesus lhes disse: -- Para vocês qualquer tempo é bom, mas o meu tempo ainda não chegou. O mundo não tem motivos para aborrecê-los; a mim, no entanto, me aborrece porque eu testemunho que suas obras são más. Subam vocês à festa. Eu não vou ainda a esta festa porque meu tempo ainda não chegou. Dito isto, ficou em Galiléia.

No entanto, depois que seus irmãos se foram à festa, foi também ele, não publicamente senão em segredo. Por isso as autoridades judias o procuravam durante a festa, e diziam: "Onde ter-se-á metido?"

Entre a multidão corriam muitos rumores a respeito dele. Uns diziam: "É uma boa pessoa." Outros alegavam: "Não, o que passa é que engana à gente." João 7.1-12.

A qualidade de cada ser humano é medida, por Deus, pela relação que ele ou ela estabelece com Jesus Cristo. No texto acima é visto que algumas pessoas queriam matar Jesus, enquanto seus próprios irmãos não acreditavam nEle. E você, o que acha de Jesus? O que você fará com Jesus? Vai crucificá-lo? Vai traí-lo? Vai negá-lo? Vai balançar a cabeça blasfemando e escarnecendo dele? Vai mandar fazer um milagre diante de seus olhos para que possa acreditar nele?

O que você acha de Jesus Cristo? É uma boa pessoa, um profeta, um espírito iluminado, um cara legal, um enganador, um falso profeta, Elias ou Moisés, um rei, um líder político, um revolucionário. Jesus quer saber “o que dizem os homens a respeito do Filho do homem”, Deus quer saber o que os homens pensam de seu Filho amado. Pedro respondeu “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, por revelação direta do próprio Deus. E você o que acha? Não fique em cima do muro, não seja morno, seja frio ou quente. Os cristãos do primeiro século chamavam Jesus de ‘KURIOS’ que quer dizer senhor dos senhores; quando os romanos saudavam dizendo Cezar é KURIOS os cristãos repeliam: ‘Não! Jesus Cristo é KURIOS’. E por isso, muitos deles, foram parar nas prisões e foram condenados à morte. E você que diz? Jesus é KURIOS ou apenas um profeta.

O que Deus acha de Jesus Cristo? “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é acima de todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.”

“E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.”

O que você fará de Jesus, chamado Cristo?

Celso Oliveira - Salvador-BA