CHAMADOS PARA FORA

Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. Porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. Levítico 20:7 e 1 Pedro 1:16.
O assunto hoje é acerca da Igreja, a Igreja é a assembléia dos chamados para fora. Queria usar um tempo para mostrar aos irmãos de onde fomos chamados para fora. Vamos ler emGênesis 4:16 Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.
Aqui mostra uma pessoa que se retirou da presença de Deus. Caim, filho de Adão e Eva, da primeira família que existiu na terra, foi aquele que matou Abel, seu irmão, por causa de inveja. Na verdade, não estou falando do crime. Todos que conhecem tal história ficam aterrorizados com o fato de Caim ter matado a seu irmão. Mas aqui, trata-se do fato de Caim sair da presença do Senhor, que é muito pior do que matar Abel. Se ele se arrependesse, o Senhor o perdoaria e ele poderia continuar na presença do Senhor. Mas ele não se arrependeu, e seu pecado maior foi retirar-se da presença do Senhor. Quando você sai da presença do Senhor, tudo o que você faz não provém de Deus, mas de você mesmo ou de Satanás. O homem, quando saiu da presença do Senhor, começou a construir algo para si mesmo. Por quê? Porque Deus era a alegria do homem, a segurança do homem. Mas agora ele não tem Deus e por isso tem que construir algo para substituir Deus. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho. Gênesis 4:17.
Após sair da presença de Deus, Caim edificou uma cidade. O homem fora de Deus constrói uma cidade. Enoque significa inauguração. Toda inauguração atrai pessoas. Espero que você não esteja aqui por nenhuma inauguração, pois não estamos inaugurando nenhuma “igreja”, a Igreja existe já dentro do coração de Deus. Todo aquele que creu em sua morte e ressurreição com Cristo e foi batizado é membro da Igreja. Não da “igreja denominação”, mas da Igreja de Cristo. Nós somos a Igreja! Aqui, Caim fez uma cidade. O homem sem Deus precisa de uma cidade para supri-lo. Leiamos Gênesis 4:19 Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá.
Quando é que o homem precisou de duas esposas? Quando saiu da presença do Senhor. Duas esposas é fruto do homem fora da presença de Deus. O homem fora de Deus é insaciável, pois vive pela sua carne, não tem alegria, não tem satisfação. A mesma coisa em João 4, vemos uma mulher que tivera cinco maridos, e o que agora tinha não era seu marido. Ela achava que o que ela precisava era marido, mas não era! O que falta é Cristo em nossa vida! Não falta marido, mas Cristo! O que precisamos é da presença do Senhor, em Sua presença somos pessoas normais, pessoas satisfeitas, e valorizamos o que o Senhor nos dá. Vamos ler mais um versículo em Gênesis 4:20. Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado.
Fora da presença de Deus o homem começou a construir tendas e a criar gado. Gado para comer. Antes Deus dava tudo que o homem necessitasse. Mas, depois que o homem saiu da presença dEle, ele passou a criar gado para comer, pois Deus não mais o alimentava. Também construiu tendas para a sua moradia, pois Deus não era mais a sua habitação. Agora vejam que interessante o verso 21 de Gênesis 4: O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.
Vejam, esses instrumentos são muito antigos, a primeira família da terra já tocava harpa e flauta, para haver música, para se alegrar, pois Deus não era mais a sua alegria. Essa é a origem da música. Não estou falando do louvor, mas da música, a qual é fruto do homem fora da presença de Deus, pois o homem queria se alegrar. Vamos ler Gênesis 4:22 Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
Instrumentos cortantes são as armas, lanças, facas; tudo para se defender, porque Deus não era mais a sua segurança. O homem sem Deus perdeu a segurança, perdeu a alegria, perdeu a habitação e perdeu o sustento. Veja se não é exatamente isso o que vemos hoje nessa terra. O homem correndo atrás da sua tenda, do seu gado, da sua segurança e da sua própria alegria. Tudo isso é fruto do homem fora da presença de Deus. Agora vamos ler o verso 23 de Gênesis 4: E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. Lameque conta algo que ele achava muito bom, conta como é que foi o dia dele. Isso havia se tornado normal e comum, exatamente como nos dias de hoje. Se pisar em alguém, você tem que pedir perdão e depois sair correndo, todo mundo quer se matar. Esse mundo aqui, criado, foi envolvendo o homem até se tornar um sistema. O que o mundo apresenta hoje? Não é a segurança? O homem criou instrumentos cortantes para se defender, criou música para se alegrar, gado pra comer, tenda para morar e foi indo para longe de Deus. Cada vez que o homem constrói algo ou consegue algo, mais para longe de Deus ele vai. Este mundo material é para tirar o homem da presença de Deus. Caim, quando saiu da presença de Deus, edificou uma cidade, tamanha era a fome no seu interior, o buraco no seu interior.Eclesiastes 3:11 Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; também pôs a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim.
Entre num shopping, tudo o que tiver ali você vai precisar. Uma loja de roupa, uma loja de cosmético, uma loja de pratos e panelas, uma loja de mobília, uma loja de sapato, tudo você precisa! Incrível! Cabe tudo em você! É um buraco que tem dentro do homem que só uma pessoa pode preencher: Cristo! Enquanto Ele não entrar em sua vida você continuará com essa fome! É a falta de Deus. O homem foi se distanciando, até que nasceu outra geração. Adão gerou dois filhos. Uma foi para longe de Deus e a outra se aproximou de Deus.Gênesis 4:25-26 Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou. A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR.Segundo alguns estudiosos, Enos, significa: fraco, frágil e mortal, exatamente o que nós somos. Eu invoco porque sou frágil, fraco e mortal. Não foi ontem que se começou a invocar o nome do Senhor, não é uma ideia nossa, é uma prática bíblica. É chamar ao Senhor! Se você chamar a desgraça para a sua vida, ela vem. Mas nós invocamos o nome do Senhor! Oh! Senhor Jesus! Cozinhando, lavando roupa, dirigindo, trabalhando, você pode dizer: Senhor Jesus! Você tem que escolher se você quer uma inauguração ou se você quer o nome do Senhor. Salmos 18:1-6 Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador, o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte. Invoco o Senhor, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos. Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror. Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz e o meu clamor lhe penetrou aos ouvidos. Uma vez que cremos em nossa morte com o Senhor Jesus na cruz, perdemos a nossa filiação com o mundo e o diabo. Deus nos fez seus filhos através daquele sacrifício de nosso Senhor na cruz. Fomos chamados para fora e isso é a Igreja do Senhor. Chamado para fora de onde? Para fora de todo sistema, seja ele mundano, seja ele religioso. É fácil você perceber que o Senhor te chamou do mundo do pecado, da bebida, da droga, do sexo, da ganância, dos seus prazeres para a Igreja que é o Seu Corpo. Ele chama pelo nome as Suas próprias ovelhas. Isso significa que em um aprisco nem todas as ovelhas são dEle, há algumas que pertencem ao próprio aprisco, a denominação. As que pertencem ao Senhor ouvem à Sua voz e vão para fora! Ele chama pelo nome! Imagina o Senhor Jesus entrando no aprisco, olhando 200 ou 300 ovelhas, e Ele não se confunde, Ele chama pelo nome as que Lhe pertencem. As que pertencem ao Senhor: vem para fora! Para fora! Amém.